Autoprograma de Saúde  
Atendimento Ao VivoAtendimento Ao Vivo
 
    Profissionais Credenciados
    Tabelas AMB e TNCC
    Matérias e Dicas de Saúde
    Perguntas e Respostas
    Contato
Gravidez de alto risco e bebês prematuros necessitam de cuidados especiais.
A cada dia, a atuação médica em uma gestação se torna mais ampla. Ao lado da mãe, profissionais especializados em diversas áreas (obstetras, pediatras, neonatologistas, ultra-sonografistas etc) dão o suporte necessário para o acompanhamento da gravidez. É a Perinatologia, que atua antes do parto detectando possíveis transtornos da gestação.

O que é a prematuridade?
Considera-se prematuro o recém-nascido que nasce de uma gestação inferior a 37 semanas. O conceito de prematuro é independente do peso da criança, ele é firmado pelo tempo de gestação. Inúmeras são as causas que fazem com que a mãe tenha uma gestação interrompida prematuramente. Por exemplo: hipertensão, diabetes, infeções maternas.

Como é o recém-nascido prematuro?
Ele tem dificuldade de manter a temperatura, necessitando de uma incubadora. Dependendo da idade gestacional, os prematuros extremos têm dificuldades para receber alimentos por via oral, sendo necessário a alimentação parenteral.

Quais cuidados especiais ele quer?
Devido à imaturidade, seus principais órgãos necessitam de cuidados especiais, sobretudo na área respiratória. A manipulação do bebê precisa ser extremamente delicada para não criar uma situação que altere seu equilíbrio. Por isso, há a necessidade de uma equipe de médicos e enfermeiros especializados.

SUBIR   
Cartão Vida - Av. Leopoldino de Oliveira, 2218 - 34-3316-5080 - Uberaba-MG